18 de julho de 2013

PORTO ALEGRE EM CENA CHEGA AOS 20 ANOS EM 2013 TRAZENDO GRANDES NOMES DA CENA MUNDIAL

Realizado pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre – que comemora seus 25 anos -, o festival está numa posição de destaque nas artes cênicas brasileiras e mundiais.

“La femme qui tua les poisson”, uma das atrações do Porto Alegre em Cena. Foto: Pierre Grosbois

Não é nada fácil dentro da realidade brasileira manter um evento do porte do Porto Alegre em Cena em crescimento constante. Não é fácil trazer anualmente os melhores encenadores do mundo ao sul do Brasil e construir uma grade de programação tão rica e variada. Mas graças aos esforços da Secretaria Municipal de Cultura, da coordenação do festival, patrocinadores, apoiadores, parceiros, e, principalmente do público que comparece em peso aos teatros, o Em Cena chega aos 20 anos forte, diversificado, intenso: em plena maturidade. O Festival, que este ano acontece entre os dias 03 e 23 de setembro, é uma realização da Prefeitura de Porto Alegre através da Secretaria Municipal de Cultura/25 anos. Os patrocinadores apresentadores são o Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Petrobras, Braskem. Completam o time de patrocinadores a Caixa e as empresas Companhia Zaffari e Timac Agro.

Neste ano comemorativo, 41 montagens integram a programação, entre elas a peça Sobre o conceito da face no filho de deus, do grupo italiano Socìetas Raffaello Sanzio. O espetáculo mais polêmico atualmente em turnê na Europa, desperta discussões acaloradas nas principais capitais europeias ao colocar o tema da velhice, da deterioração do corpo diante da morte, e da figura do Cristo como símbolo da piedade e da compaixão humanas, num espetáculo quase sem palavras, que divide as emoções da plateia. Este espetáculo vem ao Brasil exclusivamente para o Porto Alegre em Cena. Ao todo, sete espetáculos internacionais vindos da França, Itália, Uruguai, Ilha da Madeira (Portugal), Chile, México e Espanha estarão na cidade, dividindo hotéis, restaurantes, teatros e ponto de encontro com 17 produções nacionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Paraná e, é claro, espetáculos gaúchos: 10 concorrendo ao Prêmio Braskem em Cena e outros quatro nas regiões da Descentralização.

Entre os destaques da grade de programação estão Esta Criança, montagem da Companhia Brasileira de teatro com Renata Sorrah no papel principal; A mulher que matou os peixes, montagem francesa com texto de Clarice Lispector; Ah, a Humanidade! E outras boas intenções!, texto de Will Eno que sela a produtiva parceria de dez anos entre o ator Guilherme Weber e o diretor Murilo Hauser; e Não Sobre o Amor, espetáculo com direção de Felipe Hirsch e a presença dos atores Felipe Medeiros, Simone Spoladore e cenografia da premiada Daniela Thomas. A música, como sempre, marca presença com estilo no Poa em Cena. Já na abertura do evento, dia 03 de setembro, o show fica com Zezé Motta interpretando Luiz Melodia e Jards Macalé, em Negra Melodia. A obra do paulistano Luiz Tatit e suas letras/poemas está representada por Zélia Duncan em Tô Tatiando e Adriana Calcanhotto mais uma vez sobe aos palcos do festival, pra deleite do público, em Olhos de Onda.

O Prêmio Braskem em Cena chega em sua 8ª edição e terá sua finalíssima no Theatro São Pedro, onde serão conhecidos os vencedores nas categorias Melhor espetáculo, Melhor direção, Melhor ator, Melhor atriz e Melhor espetáculo/júri popular. Dez montagens porto-alegrenses concorrem ao Braskem em Cena: A Noite Árabe – Verte e Grupojogo, Casa das Especiarias – Terpsi, CNPJ – Uma Comédia Totalmente Ficcional – Teatro Sarcáustico, Coração Randevu – com Zé Adão Barbosa e direção de Patrícia Fagundes, Eu Estive Aqui – Porto Alegre Cia de Dança, Estremeço – Cia Teatro di Stravaganza, Las Cuatro Esquinas – Cia de Flamenco Del Puerto; Natalício Cavalo – Cia Rústica, O Baile do Anastácio – Oigalê; Parafuso de Algodão – Grupo ContraQueda. A grande novidade deste ano é que as peças do Braskem terão duas apresentações, para que público e jurados tenham mais oportunidades de assistir aos espetáculos.

As atividades formativas, sempre tão importantes dentro da programação de um festival, qualificam artistas e instrumentalizam os participantes tanto no aperfeiçoamento de sua profissão quanto na formação de uma plateia qualificada e crítica. A obra de Samuel Beckett, a herança do Teatro do Absurdo, a dança inclusiva e a iluminação e suas nuances estão entre os assuntos desenvolvidos nas oficinas e workshops em 2013. Também um painel abordando a obra de Clarice Lispector está entre as atividades do Poa Em Cena.

Lançamentos de livros e homenagens não poderiam faltar, já que o festival tem muito a agradecer aos artistas e trabalhadores da cultura que contribuem para sua grandeza. A coleção “Gaúchos em Cena” traz a trajetória do ator Carlos Cunha Filho na visão do jornalista e crítico de teatro Renato Mendonça. Dilmar Messias – outra figura importante na cena cultural – recebe homenagem nesta edição e o título de “padrinho” do festival. Diretor do Circo Girassol, Dilmar é responsável por montagens que marcaram o teatro gaúcho é homenageado neste ano. O Poa em Cena traz ainda uma singela homenagem ao grupo folclórico/musical Os Gaúchos, em seus 50 anos de carreira. Na ocasião, será descerrada placa alusiva à trajetória do grupo. Haverá senhas para esta apresentação, que será realizada no Theatro São Pedro, dia 22 de setembro, às 18h, com entrada franca. E dois grupos dos mais tradicionais da cidade também recebem os devidos louros nesta edição: o Ói Nóis Aqui Traveiz, no alto de seus 35 anos, terá a estreia nacional de seu mais novo espetáculo “Medeia Vozes” na grade do festival e o Falos & Stercus, comemorando 22 anos de atividades, apresentará a intervenção urbana “Ilha dos amores – um diálogo sensual com a cidade”. A apresentação encerra o projeto de fomento e pesquisa oferecido pela Prefeitura de Porto Alegre, uma conquista deste atuante e inovador grupo de teatro.

Nas artes visuais, a vídeo instalação Emoções Luminosas – Fragmentos I – Reflexos Mutantes, de Cláudia de Bem estará na Sala Álvaro Moreyra; a mostra Ao Sabor do Vento: exposição de fotografias, uma seleção de fotos do processo criativo do espetáculo Oh os Belos Dias ocupará o foyer do Teatro Renascença e uma exposição de fotos, comemorativa das 20 edições do Festival, está sendo produzida pelo festival em parceria com a Feevale.

O Ciclo Psicanalítica em Cena, tradicional debate sobre os temas abordados nos espetáculos, reunirá diretores, atores e psicanalistas da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre após as apresentações das peças Esta Criança, Não sobre o amor, Ah, a humanidade! E outras boas intenções, O beijo no asfalto e Sobre o conceito da face no filho de deus. A descentralização, outra marca registrada do Em Cena, levará os espetáculos Maria Teresa e o Javali, Ayê, Serpentina ou Meu Amigo Nélson e O Baile do Anastácio a espaços como a Casa do Artista, parques da cidade e centros comunitários.

Como nas últimas edições, a Casa de Teatro abrigará os encontros entre os grupos, confraternizações e intervenções artísticas. O espaço é Ponto de Encontro do festival desde 2010.

Extraído do sítio Amazônia Brasil Rádio Web

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